ASSISTENTE TÉCNICO (AUTOR E RÉU)

​Sinistros, acidentes, incorreções técnicas em imóveis, anomalias decorrentes de falhas construtivas, colapsos parciais e totais, renovatória de locações, quando não acordadas administrativamente (de forma amigável entre as partes), podem evoluir a uma ação judicial.

Nestes casos o Juiz poderá nomear um Perito para realizar a Perícia Judicial, facultando às partes a indicação de Perito Particular para acompanhar a vistoria e a fundamentação do Laudo pelo Perito, bem como realizar críticas, concordâncias ou discordâncias referentes aos procedimentos técnicos do Perito nomeado, através de Parecer Técnico posterior à perícia.

 

O Código de Processo Civil (CPC) e, mais recentemente, o NCPC, nomeia estes Peritos de confiança da parte como "Assistentes Técnicos", na função de auxiliar a elucidar corretamente os fatos, analisando eventuais abordagens diferentes da matéria técnica, evitando conclusões tendenciosas ou nebulosas através da discussão e fundamentação do Parecer Técnico.

O trabalho do Assistente Técnico (Perito Particular da parte) inicia-se pelo entendimento da ação e elaboração de quesitos para o Perito nomeado, os quais são de resposta obrigatória pelo mesmo. Acompanha-se a diligência (vistoria) no local e posteriormente analisa-se o Laudo Pericial do Perito nomeado, se atendo ao cumprimento das normas técnicas da engenharia, bem como questionamento, críticas e complemento de pontos duvidosos e/ou nebulosos.
 
Os profissionais da Teixeira & Costa Perícias de Engenharia possuem larga experiência em Assistências Técnicas Judiciais para correta apuração dos fatos, seja em perícias judiciais de Avaliações Imobiliárias ou Vícios e Defeitos Construtivos (Patologia da Construção). Entre em contato conosco através do telefone (41) 3308-2992 ou contato@teixeiracosta.com.

Conforme requisitos do Código de Processo Civil, a nomeação como Perito Judicial ocorre exclusivamente pela confiança do Juízo, sendo uma escolha pessoal do Magistrado.
 
De acordo com o Novo Código de Processo Civil (NCPC) o Perito Judicial passa a ser de confiança da Justiça. 

Os profissionais da Teixeira & Costa prestam serviços à Justiça através das nomeações recebidas, inclusive em casos de AJG, auxiliando na apuração dos fatos relativos à Engenharia Civil.

Cabe ressaltar que esta modalidade não é aberta para contratação pelos interessados, pois transcorre apenas mediante processo judicial e nomeação pelo magistrado.

PERITO JUDICIAL

© 2019 por TEIXEIRA & COSTA ENGENHEIROS ASSOCIADOS S/S - CNPJ 15.835.925/0001-20

(41) 3308-2992 - Rua Professora Maria de Assumpção, 744 - Hauer - Curitiba/PR - contato@teixeiracosta.com