INSPEÇÃO PREDIAL EM CONDOMÍNIOS

Trincas, umidade, vazamentos, corrosão de armaduras em pilares: são muitos os problemas encontrados em condomínios, o que reduzem a vida útil, causam insegurança, depreciam o valor imobiliário, são alvos de intermináveis reparos e causam desgaste entre moradores, síndico e administradores.

Assim como um veículo, um edifício também precisa de manutenção. 

 

Por outro lado, os responsáveis pela edificação solicitam reparos diretamente às empresas executoras, sendo que os problemas muitas vezes não estão relacionados às técnicas que estas empresas opinam ser a correta. Na ânsia do responsável resolver o problema e a empresa concretizar o negócio, tomam-se intervenções equívocas e desnecessárias muitas vezes, aumentando custos sem efetivamente corrigir as anomalias.

 

Conforme definição da Norma Nacional do IBAPE, a Inspeção Predial "é a análise isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação".

 

A vistoria é realizada por um Engenheiro Civil que observa as condições da edificação, visando classificar as anomalias verificadas em Graus de Urgência e Gravidade, para elaboração de uma tabela de prioridades fundamentadas.

 

O Laudo é um instrumento para o diagnóstico da construção, fornecendo parâmetros e recomendações técnicas adequadas para a correção. Por não existir qualquer interesse na venda de produtos ou serviços adicionais a imparcialidade do laudo elimina eventuais reformas e manutenções desnecessárias ou infrutíferas.

 

A gestão da manutenção é uma exigência da ABNT NBR 5674/2012 - Manutenção de edificações, na qual cita a incumbência do síndico e demais moradores solidariamente. 

© 2019 por TEIXEIRA & COSTA ENGENHEIROS ASSOCIADOS S/S - CNPJ 15.835.925/0001-20

(41) 3308-2992 - Rua Professora Maria de Assumpção, 744 - Hauer - Curitiba/PR - contato@teixeiracosta.com