ELABORAÇÃO DE MANUAL DO PROPRIETÁRIO

"OS MANUAIS ELABORADOS PELA TEIXEIRA & COSTA REFLETEM A EXPERIÊNCIA NA ENGENHARIA LEGAL E NA RELAÇÃO ENTRE CONSTRUTOR E CONSUMIDOR, O QUE É PRIMORDIAL PARA A BOA RELAÇÃO.

INCLUEM DESCRIÇÕES ADICIONAIS, ALÉM DAS USUALMENTE ENCONTRADAS NOS MANUAIS, COMO A SIMPLES ORIENTAÇÃO DE MANUTENÇÃO: COM MAIOR RELAÇÃO DOS SISTEMAS E SUAS RESPECTIVAS GARANTIAS, EXPLICAÇÕES DO QUE NÃO É CONSIDERADO VÍCIO CONSTRUTIVO, É ESTABELECIDO PREVIAMENTE DE FORMA OBJETIVA AQUILO EM QUE SE APLICA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE GARANTIA E O QUE É MANUTENÇÃO DO USUÁRIO - O RESULTADO É UMA RELAÇÃO MAIS SADIA ENTRE AS PARTES"

​A entrega de Manuais do Proprietário e do Condomínio (áreas comuns) é uma exigência da ABNT NBR 14.037 aos construtores e incorporadores quando na entrega dos imóveis.

Os Manuais elaborados pela Teixeira & Costa Engenheiros Associados refletem a experiência pericial dentro da Engenharia Legal e as perícias judiciais, ou seja, através de caixas de texto no Manual, explicam didaticamente o motivo de alguns supostos problemas nãos erem entendidos como vícios ou defeitos construtivos.

Por outro lado, também explica o motivo de que algumas manutenções serem necessárias e o prognóstico em caso de não serem realizadas as intervenções.

O Manual é mais completo e menos "engessado" do que os normalmente entregues na atualidade, havendo descrições didáticas do que é a patologia da construção e o motivo de não estar sempre relacionado a um fator da obra. Por vezes, a própria manutenção falha acarreta 

 

A elaboração do Manual do Proprietário para as construtoras e incorporadoras complementa também muitos mais sistemas da edificação e seus respectivos prazos de garantia, estabelecendo claramente até quando cabe a exigência de assistência técnica.

Elaboração de Manual do Proprietário
Elaboração de Manual do Proprietário

press to zoom
Manual do Proprietário PDF
Manual do Proprietário PDF

press to zoom
Vício construtivo e defeitos
Vício construtivo e defeitos

press to zoom
Elaboração de Manual do Proprietário
Elaboração de Manual do Proprietário

press to zoom
1/6

Entretanto, muitas construtoras e incorporadoras ainda não entregam estes Manuais aos adquirentes, incorrendo em ausência de manutenções ou mesmo desentendimento relativos às garantias e conceitos de vícios ou desgastes naturais. O resultado podem ser litígios totalmente desnecessários, se corretamente explicado e aplicado os conceitos de manutenções e de assistência técnica em garantia.

 

Isto ocorre porque a engenharia legal e os conceitos de garantia muitas vezes não são de amplo conhecimento de todos os envolvidos na compra ou construção dos imóveis. Por vezes observamos clientes realizando pedidos de garantia de itens que não possuem fundamento e, também, construtoras realizando estas intervenções achando que eram de sua responsabilidade. Ou vice-versa!

Também existem construtoras que não realizam a assistência técnica que lhe é exigida, ainda que existam fundamento e parâmetros que estabeleçam cumprir a garantia.

Dentro das inspeções de engenharia, as anomalias podem ser classificadas em endógenas (da própria execução, o que remete ao vício construtivo), mas também exógenas (fatores externos, como danos pela escavação de uma obra vizinha), naturais (decorrentes da natureza, como danos por granizo), funcionais (desgaste natural ou pelo uso) e falhas de manutenção (deficiência nas intervenções preventivas ou periódicas).

ATENDEMOS CONSTRUTORAS DE TODO O BRASIL: ACESSO VIA QR CODE (PDF) PARA O CONSUMIDOR, ENVIO DE PENDRIVE PERSONALIZADO COM O MANUAL (PDF) OU MANUAL IMPRESSO EM ALTA QUALIDADE.

CONSULTE.