LAUDO DE PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO

A Patologia da Construção é a disciplina da Engenharia voltada ao estudo das "doenças" que acometem as edificações.
O objetivo é o diagnóstico e orientação técnica de patologias construtivas (trincas em paredes, muros deformados, umidades recorrentes, ineficácia de reparos, etc.) e acidentes em edificações (sinistros em geral, tais como decorrentes de obras vizinhas, defeitos da edificação, etc.) através do estudo, análise e fundamentação técnica da origem e causa.
O Laudo Técnico Pericial é um instrumento para elucidação dos fatos, trazendo ao solicitante a sequência de falhas que culminaram na patologia ou sinistro.
A Teixeira & Costa possui Engenheiro Civil pós-graduado em Patologia das Construções apto para análise das mais diversas anomalias e incorreções das edificações. Consulte-nos.

LAUDO DE VÍCIOS E FALHAS CONSTRUTIVAS

Com a crescente demanda por imóveis e condomínios, verificam-se vícios e defeitos construtivos (rachaduras, manchas, vazamentos, infiltrações, etc.) relacionados à falhas executivas ou falta de fiscalização durante o período de obra.

Estas inconformidades aparecem durante o uso da edificação e causam transtornos e depreciação do imóvel. Muitas vezes o cliente e o vendedor desconhecem a origem do problema ou atribuem equivocadamente à outros fatores, gerando discussões e embates infrutíferos.

Durante o período de garantia realiza-se uma perícia para apuração das eventuais inconformidades e problemas que surgiram no decorrer de uso da edificação, podendo estar relacionados à vícios de origem construtiva.


A partir da perícia realizada no local, fundamenta-se em Laudo Técnico Pericial a origem e causa das patologias construtivas, através de normas técnicas e bibliografia aplicável. Desta forma, a motivação para os problemas pode ser corretamente apurada, indicada em laudo técnico e posteriormente corrigida. 

Documento muitas vezes solicitado por advogados, a fundamentação deste Laudo Técnico pode ser utilizado como prova à uma ação judicial.

INSPEÇÃO PREDIAL EM CONDOMÍNIOS

Trincas, umidade, vazamentos, corrosão de armaduras em pilares: são muitos os problemas encontrados em condomínios, o que reduzem a vida útil, causam insegurança, depreciam o valor imobiliário, são alvos de intermináveis reparos e causam desgaste entre moradores, síndico e administradores. Assim como um veículo, um edifício também precisa de manutenção. 

 

Por outro lado, os responsáveis pela edificação solicitam reparos diretamente às empresas executoras, sendo que os problemas muitas vezes não estão relacionados às técnicas que estas empresas opinam ser a correta. Na ânsia do responsável resolver o problema e a empresa concretizar o negócio, tomam-se intervenções equívocas e desnecessárias muitas vezes, aumentando custos sem efetivamente corrigir as anomalias. Conforme definição da Norma Nacional do IBAPE, a Inspeção Predial "é a análise isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação".

 

A vistoria é realizada por um Engenheiro Civil que observa as condições da edificação, visando classificar as anomalias verificadas em Graus de Urgência e Gravidade, para elaboração de uma tabela de prioridades fundamentadas. O Laudo é um instrumento para o diagnóstico da construção, fornecendo parâmetros e recomendações técnicas adequadas para a correção. Por não existir qualquer interesse na venda de produtos ou serviços adicionais a imparcialidade do laudo elimina eventuais reformas e manutenções desnecessárias ou infrutíferas.

 

A gestão da manutenção é uma exigência da ABNT NBR 5674/2012 - Manutenção de edificações, na qual cita a incumbência do síndico e demais moradores solidariamente. 

VISTORIA DE VIZINHANÇA - LAUDO CAUTELAR

A vistoria realizada nas edificações e logradouros confrontantes à futura obra e o Laudo de Vistoria Cautelar para produção antecipada de provas visa preservar tanto o proprietário do empreendimento quanto seus vizinhos, principalmente com relação à reclamatória por danos alegadamente causados pelo andamento da obra, bem como caracterizar fissuras, danos e avarias já existentes nos imóveis.
 
A vistoria dos imóveis vizinhos é exigida pela ABNT NBR 12722 - Discriminação de serviços para construção de edifícios.
 
Esta exigência surge da necessidade de avaliar as condições dos imóveis pré-existentes, em especial a estrutura e estabilidade, as quais poderão ser afetadas pela execução de obras novas (grande ou pequeno porte). Devemos lembrar também que a Engenharia não é perfeita, isenta de erros.
 
A ausência de vistoria prévia, desconhecimento das condições pré-existentes nos vizinhos e falhas durante a execução são os principais motivos para eventuais embargos da obra.
A vistoria tem também o intuito de mostrar a responsabilidade e preocupação do construtor com os vizinhos da obra, contratando uma empresa isenta, imparcial e terceirizada para realizar o levantamento e emitir o laudo. Inicia-se uma política de boa vizinhança com os moradores, estes que inevitavelmente sofrerão com ruídos, tráfego e inconvenientes de uma nova construção.
A Teixeira & Costa possui profissionais com ampla experiência na realização de Laudos de Vizinhança, aptos para a vistoria técnica prévia ao início das obras e elaboração de Laudo Técnico criterioso e conforme normativas aplicáveis.

ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES

A necessidade em aferir valor a um imóvel, para quaisquer finalidades, recai na fundamentação de um Laudo de Avaliação Imobiliária por um profissional habilitado.
 
Este trabalho é pautado pela ABNT NBR 14.653/2011-2 - Avaliação de bens: Imóveis urbanos e demanda tratamento através de inferência estatística. A norma preconiza ser um trabalho restrito aos profissionais habilitados pelo CREA e CAU na execução das perícias e avaliações imobiliárias.
 

Longe de ser uma "opinião" de valor, a avaliação imobiliária realizada através da ABNT NBR 14.653 é complexa e exige tratamento matemático e criterioso para aferir com margem de segurança o valor de um imóvel (locação, penhora, retomada ou venda, por exemplo). 


As situações que podem envolver a necessidade de avaliação fundamentada por norma técnica estão relacionadas a ações judiciais, renovatórias, administrativas, contestações, partilhas, dentre outras finalidades em que a precisão e fundamento técnico são requisitos indispensáveis.
 
Nossos engenheiros são credenciados aos maiores bancos públicos e privados do Brasil e possuem conhecimento e experiência para elaboração dos laudos em atendimento aos preceitos da Norma, atendendo com excelência as necessidades de seus clientes.

© 2019 por TEIXEIRA & COSTA ENGENHEIROS ASSOCIADOS S/S - CNPJ 15.835.925/0001-20

(41) 3308-2992 - Rua Professora Maria de Assumpção, 744 - Hauer - Curitiba/PR - contato@teixeiracosta.com

Laudo de Vistoria Cautelar

Vistoria nos imóveis limítrofes à obra para caracterização das condições