ENGENHEIROS CONCEITUADOS

A Teixeira & Costa Perícias de Engenharia possui corpo técnico de Engenheiros Civis especialistas, em especial na área de Patologia da Construção e Direito Imobiliário. 

 

O Engº Roger Teixeira e a Engª Juliane da Costa Santos são autores de dois livros pela Editora Pini ("Laudo de Reforma" e "Inspeção para Compra de Imóveis"), a maior editora nacional de livros técnicos de Engenharia Civil e Arquitetura. Não longe disto, ministram aulas e seminários no Instituto Pini em São Paulo, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. 

 

Seus laudos periciais, realizados com alto nível de embasamento e fundamentação técnica, são constantemente utilizados para resolução de problemas construtivos e na eventualidade de embates judiciais. A credibilidade alcançada pelos Peritos da Teixeira & Costa ao longo das centenas de perícias judiciais, extra-judiciais, avaliações, medições, patologias construtivas, vícios executivos, defeitos, acidentes e sinistros em imóveis, tornaram nossos engenheiros conceituados, com perícias e trabalhos desenvolvidos em todas as 5 regiões do Brasil.

LIVROS LANÇADOS

O Engº Roger Teixeira e a Engª Juliane da Costa Santos são autores dos livros "Laudo de Reforma" e "Inspeção para Compra de Imóveis", da Editora Pini, a maior editora nacional de livros para a construção civil. Ministram também aulas e seminários no Instituto Pini em São Paulo, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. 

Adquira os livros diretamente na loja da editora, através do link http://loja.pini.com.br/pini/vitrines/Livros.aspx.

PALESTRAS E CURSOS MINISTRADOS

Administradora de Condomínios - No último dia 15/03 foi realizado curso para síndicos, a convite da CM Premium Administradora de Condomínios. O curso contou com o Engenheiro Roger Teixeira da Teixeira & Costa Engenheiros Associados, pós graduado em Patologia das Construções.

 

O conceituado perito em engenharia, autor de dois livros (Laudo de Reforma e Inspeção para Compra de Imóveis), ilustrou e explicou casos comuns de patologias (problemas de construção) que acometem as edificações, desde pequenas casas até edifício de grande porte. 

Assunto muito abordado, a questão da manutenção e sua relação com o prazo de garantia "deve ser objeto de correto embasamento durante uma perícia pelo engenheiro, pois não se pode grosseiramente atribuir todas as condições ruins de um imóvel apenas à execução falha", ponderou Roger Teixeira.(Divulgação JC)

ACIAP - Construtores, autonômos e empresários participam da Palestra "Incorporação Imobiliária e Entrega Condomínios" organizada pela Associação Comercial,Industrial e Agrícola (ACIAP) e ministrada pelaJuliane da Teixeira & Costa Engenheiros Associados. Juliane é engenheira e especialista em Direito Imobiliário.

 

A Palestra mostrou como é elaborada a documentação técnica para as Incorporações Imobiliárias, os documentos necesários para registro de incorporação em conformidade à Lei 4591/64 e os procedimentos corretos para a entrega de condomínios novos, adentrando a recente Norma de Desempenho. 

Laudo de Reforma - O seminário "Laudo de Reforma com base na NBR 16.280" é destinada a engenheiros e arquitetos que atuam em obras residenciais e comerciais em edifícios, visando reduzir os riscos inerentes a todas as obras de construção civil. É transmitida para todo o Brasil ao vivo a partir do Estúdio do Instituto Pini (São Paulo/SP).

 

Após a apresentação o Engº Roger Teixeira responde ao vivo perguntas dos assinantes.

ENTREVISTAS CONCEDIDAS

Redução de riscos em obras - Revista Techné - A exigência da ABNT NBR 16.280, com ênfase na elaboração de planos para reformas é assunto que ainda causa certa confusão por parte de moradores e síndicos, sendo primordial a presença de profissionais mesmo em obras que aparentemente não causem interferências.

 

Já a inspeção periódica das edificações podem apontar defeitos que coloquem em risco o funcionamento do prédio ou mesmo sua segurança. 

 

Confira a entrevista: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/obras/novo-livro-da-pini-detalhaa-requisitos-para-a-elaboracao-de-339115-1.aspx

 

"Construir na legalidade não se limita às grandes obras" - Portal Massa Cinzenta - Mesmo que bem intencionada a reforma, o proprietário deve conhecer a legislação municipal para evitar aborrecimentos. A contratação de um engenheiro ou arquiteto é o ponto inicial de qualquer reforma - em muitos casos as familias podem ser beneficiadas pelo programa Casa Fácil do CREA/PR.

 

Sem a aprovação e ART, a obra é considerada ilegal e não é passível de averbação futura. Apesar do intuito de valorizar o imóvel, este erro pode ter um efeito contrário e acabar desvalorizando a residência.

 

Por vezes a regularização de obras construídas irregularmente não é possível devido às fugas comuns aos parâmetros municipais. Engenheiro da Teixeira & Costa explica didaticamente a importância de construir na legalidade.

Confira a entrevista: http://www.cimentoitambe.com.br/nao-se-iluda-reforma-tambem-precisa-de-alvara/

Reportagem sobre a Norma de Reforma - Bom Dia Paraná - A reportagem do Bom Dia Paraná (Globo/RPC) explicou quando a reforma em apartamentos deve passar pela análise prévia do Engenheiro ou Arquiteto, para elaboração de projeto e laudo com ART. Estas exigências são requisitos da recente "Norma de Reforma", a ABNT NBR 16.280/2014. Esta norma foi elaborada para coibir reformas desastrosas.

O Engenheiro Civil Roger Teixeira da Teixeira & Costa explicou que mesmo alterações simples, como a remoção de uma parede, podem sim comprometer a estrutura, inclusive em prédios de concreto armado, onde supostamente não haveria riscos.

Confira a reportagem completa: http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/t/edicoes/v/vai-reformar-saiba-quando-escolher-um-engenheiro-ou-um-arquiteto/3382540/

"A engenharia não é apenas derrubar ou construir paredes, mas compreender o funcionamento sistêmico do edifício. Para isto é imprescindível a avaliação de um profissional com conhecimento técnico"

Engº Roger Teixeira em entrevista à Revista Techné

"As pessoas entendem que 'parede eu posso tirar e pilar eu não posso'. Na verdade tem que passar pela análise do profissional para saber se aquela parede compromete ou não o sistema"

Engº Roger Teixeira ao Bom Dia Paraná (RPC/Globo)

"A perícia de engenharia é uma importante ferramenta para elucidar dúvidas e resolver questões da construção civil, seja ela no âmbito extrajudicial ou no judicial" 

Engª Juliane da Costa em palestra ao ACIAP

"As perícias em imóveis e condomínios são cada vez mais solicitadas por um motivo simples: síndicos e proprietários não querem arcar com custos que foram eventualmente "transferidos" para eles em virtude de falhas durante a obra. A perícia é necessária para apurar se a origem é construtiva de fato ou não"

Engº Roger Teixeira em palestra à CM Premium Condomínios

© 2019 por TEIXEIRA & COSTA ENGENHEIROS ASSOCIADOS S/S - CNPJ 15.835.925/0001-20

(41) 3308-2992 - Rua Professora Maria de Assumpção, 744 - Hauer - Curitiba/PR - contato@teixeiracosta.com

Engenheiro Curitiba Entrevista